Rua Caldas Novas, 105 - São Paulo-SP 11 3911-2307 11 97544-2982

Coprocessamento de resíduos Produto

Coprocessamento de resíduos Produto

Processo de coprocessamento de resíduos é uma solução ambientalmente correta à destinação final de resíduos. O coprocessamento de resíduos é opção segura para a destruição definitiva de resíduos industriais e passivos ambientais, como pneus, podendo ser realizado em vários tipos de materiais como solventes, serragem, solos contaminados com combustíveis, entre outros. Gerenciamento e soluções em toda a logística e operação nos serviços de coleta de resíduos, transporte e destinação do resíduo, que varia de acordo com a sua classificação, e coprocessamento de resíduos. Os resíduos são separados para reciclagem e compostagem, esgotando, assim, todas as alternativas de aproveitamento. O rejeito resultante pode ser coprocessado, evitando a deposição em lixões e aterros, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

O aumento dos últimos anos na geração de resíduos industriais e outros tipos de resíduos, requer soluções ambientalmente adequadas para o Gerenciamento e tratamento de resíduos em SP e destinação de resíduos. Neste sentido, o processo de coprocessamento de resíduos se apresenta como uma alternativa de destruição ambientalmente adequada para uma variedade de resíduos.

Pesquisas mostram que ao menos 1,16 milhão de toneladas de resíduos foram coprocessadas no ano de 2011. Estima-se que a indústria de cimento possua capacidade para coprocessar até 3 milhões de toneladas de resíduos por ano. Os fornos de cimento possuem capacidade de destruição de resíduos e o processo não altera a qualidade do cimento.

A Novo Horizonte Ambiental é uma empresa que possui capacidade técnica para a gerir o processo de coprocessamento de resíduos da sua empresa. Possui veículos próprios para a Coleta de resíduos em SP e o Transporte de Resíduos Sólidos.

Para realizar o coprocessamento de resíduos de modo adequado, entre em contato com a Novo Horizonte Ambiental!

Como é feito o coprocessamento de resíduos?

O coprocessamento de resíduos consiste no tratamento de resíduos industriais, líquidos, sólidos e pastosos através da destruição térmica dos resíduos em fornos de cimento. Esse processo é utilizado em fornos de clinquerização das indústrias cimenteiras, onde em altas temperaturas, os resíduos são aproveitados como energia alternativa para os fornos, em substituição aos combustíveis fósseis ou matéria-prima e consequentemente são destruídos de forma eficiente e segura, sob o ponto de vista operacional e ambiental.

No coprocessamento de resíduos, podem ser eliminados além de pneus, resíduos de indústrias, principalmente dos setores químico, petroquímico, metalúrgico, alumínio, automobilístico e de papel e celulose. Entre os mais comuns encontram-se borrachas, solventes, tintas e óleos usados, borras de petróleo e de alumínio. Contudo, para a realização do coprocessamento de resíduos, é preciso seguir as normas técnicas.

Benefícios do coprocessamento de resíduos

O coprocessamento de resíduos está contemplado no texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12305/2011) como alternativa ambientalmente adequada de gestão de resíduos. A lei determina que os resíduos não podem ser tratados como rejeitos até que se esgotem todas as possibilidades de reaproveitamento.

O coprocessamento de resíduos traz muitas vantagens para o meio ambiente, pois evita o gasto de novas matérias-primas. No entanto, vale ressaltar que alguns materiais não são coprocessáveis, como os resíduos radioativos, os agrotóxicos, explosivos, aerossóis e outros. Isso porque estes resíduos não podem ser reaproveitados através deste procedimento, devendo ser realizado o descarte de cada um de forma adequada.

Ao mesmo tempo que reduz o volume de lixo, o coprocessamento de resíduos também gera energia para a realização de diversos processos.

Além dos benefícios ao meio ambiente, o coprocessamento de resíduos, processo regulamentado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e pelas agências ambientais estaduais, contribui para a economia de combustíveis fósseis não renováveis, gerando empregos diretos e indiretos.


Solicite um orçamento

Whatsapp Novo